Etapas de Ensino e Matriz Curricular

Introdução

No cenário em constante evolução da educação, a implementação eficaz das etapas de ensino e a inserção estratégica da matriz curricular no Sistema de Gestão Escolar (SGE) Bravo! assumem um papel central na garantia da excelência do processo educacional. As etapas de ensino delineiam as fases específicas do desenvolvimento acadêmico, estabelecendo objetivos e competências cruciais para cada nível educacional. Paralelamente, a matriz curricular surge como uma peça-chave, não apenas na organização, mas também na configuração das turmas por meio do SGE Bravo. Este documento visa explorar e analisar a integração entre as etapas de ensino e a inserção da matriz curricular no referido sistema, destacando a importância dessa sinergia para facilitar a configuração eficiente das turmas e promover uma gestão educacional de qualidade e eficiente. 

Índice

1 – Introdução;

3 – O que é uma Etapa de Ensino?;

7 – Identificando a Etapa e Matriz Curricular;

12 – O que é uma Matriz Curricular?;

18 – Conclusão.


O que é uma Etapa de Ensino?

Uma etapa de ensino é uma fase específica no processo educacional, geralmente associada a um determinado nível de escolaridade. Por exemplo, o ensino fundamental e o ensino médio são considerados etapas de ensino distintas. Cada etapa tem seus próprios objetivos educacionais e currículo adaptado ao desenvolvimento cognitivo dos alunos naquela faixa etária específica. Essas etapas ajudam a organizar e estruturar o sistema educacional, facilitando a progressão dos estudantes de um nível para o próximo.

Ainda, as turmas possuem fases ainda mais organizadas e individualizadas que, no sistema organizacional são chamadas simplesmente de “Etapa Individual da Turma”. Essas etapas individuais permitirá organizar as turmas de acordo com a faixa etária dos alunos alocados. 

Possuímos, como exemplo, as modalidades abaixo:

  • Educação Infantil:
  • Fundamental I:
  • Fundamental II:
  • EJA:

Dentro de cada modalidade possuímos as fases ou etapas de ensino, como costumamos chamar. 

  • Educação Infantil:
    • Creche
    • Maternal
    • Berçário
    • Educação Unificada de 0 a 5 anos
  • Fundamental I:
    • 1º Ano
    • 2º Ano
    • 3º Ano
    • 4º Ano
    • 5º Ano
    • Multi de 9 Anos
  • Fundamental II:
    • 6º Ano
    • 7º Ano
    • 8º Ano
    • 9º Ano
  • EJA:
    • Eja Anos Iniciais
    • Eja Anos Finais
  • Multisseriada
    • Multi de 8 e 9 anos (Educação Infantil e Fundamental)
    • Multi de 9 anos
  • AEE:
    • AEE

Dentro de cada modalidade de ensino teremos uma etapa de ensino específica, como podemos observar nas descrições acima. Devemos adicionar, nas turmas, a etapa que corresponde àquela realidade. Se a turma é do Fundamental I, precisamos inserir na turma alguma etapa correspondente aquela modalidade. Se possuímos alunos do 4º Ano na turma, a etapa será do 4º Ano ano também, seguindo essa lógica. 

Problemas na Inserção Incorreta

A inserção incorreta da etapa de ensino pode gerar problemas graves na construção de um sistema organizado, isso pois, informações divergentes e incorretas podem interferir na produção e análise de dados através do sistema.

É de fundamental importância que os usuários que fazem o processo de criação de turmas, bem como a organização dessas informações, específico aqui à etapa individual da turma, se atentem na hora de lançar esses dados, para que não aconteçam erros.

A inserção incorreta pode gerar perdas de dados, caso haja a necessidade de correção da etapa de ensino e tenha informações já lançadas. 

Os dados dentro do sistema são inseridos dentro da etapa, para que seja possível gerar filtros através dos mesmos. Por isso é tão importante entendermos o que é uma etapa de ensino e como ela influencia nos dados e informações dentro da plataforma.

Mais abaixo, possuímos uma tabela que explica um pouco melhor as etapas e matrizes curriculares. 


Identificando a Etapa e Matriz Curricular

N
Etapa de Ensino

Matriz

Orientação
1Educação Infantil – Creche (0 a 3 anos)Creche, Maternal ou BerçáriosA matriz será a correspondente à idade dos alunos que irá possuir nessas turmas. Por exemplo, se a turma é Maternal, a matriz será Maternal. Se a turma é Berçário, a matriz será a do Berçário. 
2Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)Pré I ou Pré IIA pré escola pode comportar alunos de 4 e 5 anos. Essas turmas podem ser separadas por idade ou não. Pré I corresponde a alunos de 4 anos e Pré II, de 5 anos. 
3Educação Infantil – Unificada (0 a 5 anos)Creche ao Pré IIA Etapa Unificada na Educação Infantil significa que a turma terá alunos de etapas diversas, dentro da educação infantil. Ou seja, terá alunos de 0, 1, 2, 3, 4 e 5 anos. A turma é multi. 
4Ensino Fundamental de 9 anos – 1º Ano1º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 1º Ano, sua matriz será de 1º Ano também. 
5Ensino Fundamental de 9 anos – 2º Ano2º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 2º Ano, sua matriz será de 2º Ano também. 
6Ensino Fundamental de 9 anos – 3º Ano3º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 3º Ano, sua matriz será de 3º Ano também. 
7Ensino Fundamental de 9 anos – 4º Ano4º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 4º Ano, sua matriz será de 4º Ano também. 
8Ensino Fundamental de 9 anos – 5º ano5º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 5º Ano, sua matriz será de 5º Ano também. 
9Ensino Fundamental de 9 anos – 6º Ano6º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 6º Ano, sua matriz será de 6º Ano também. 
10Ensino Fundamental de 9 anos – 7º Ano7º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 7º Ano, sua matriz será de 7º Ano também. 
11Ensino Fundamental de 9 anos – 8º Ano8º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 8º Ano, sua matriz será de 8º Ano também. 
12Ensino Fundamental de 9 anos – 9º Ano9º AnoTurmas com uma única etapa, devem possuir, em sua matriz curricular, a mesma configuração. Por exemplo, se a turma tem uma etapa de 9º Ano, sua matriz será de 9º Ano também. 
13Ensino Fundamental de 9 anos – MultiEtapa que corresponde do 1º Ano ao 5º Ano
Nessa etapa de ensino, o sistema libera para que seja inserido todas as matrizes que estarão presentes na turma, podendo ser duas ou mais de duas. Dessa forma, será possível informar se a turma tem matriz do 1º Ano,  2º Ano, 3º Ano e etc.
14Educação Infantil e Ensino Fundamental (8 e 9 anos) MultietapaEtapa que corresponde da Educação Infantil ao 5º AnoNessa etapa, a matriz corresponderá às turmas da educação infantil ao 5º ano. Nas turmas com essa matriz deve possuir alunos da educação infantil ao 5º ano. Não necessariamente precisa ter da creche ao 5º ano, mas precisa constar alunos da educação infantil e fundamental I. 
15EJA – Ensino Fundamental – Anos iniciais c19Eja Anos IniciaisNessa etapa, possuímos os alunos do EJA anos iniciais, que corresponde aos alunos que fazem o fundamental I, contudo, são Jovens, Adultos e Idosos que estudam na modalidade EJA. A matriz dessas turmas deve ser correspondente a etapa ou módulo da turma. Por exemplo, módulo I, II, II, etc. 
16EJA – Ensino Fundamental – Anos finais c19Eja Anos FinaisNessa etapa, possuímos os alunos do EJA anos Finais, que corresponde aos alunos que fazem o fundamental II, contudo, são Jovens, Adultos e Idosos que estudam na modalidade EJA. A matriz dessas turmas deve ser correspondente a etapa ou módulo da turma. Por exemplo, módulo IV, V, VI, etc. 
17EJA – Ensino Médio c19Eja Ensino MédioNessa etapa, possuímos os alunos do EJA Ensino Médio, que corresponde aos alunos que fazem o ensino médio, contudo, são Jovens, Adultos e Idosos que estudam na modalidade EJA. A matriz dessas turmas deve ser correspondente a etapa ou módulo da turma, correspondente ao ensino médio.
18EJA – Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos finais c19Eja Anos FinaisNessa etapa, possuímos os alunos do EJA anos Iniciais e Finais, que corresponde aos alunos que fazem o fundamental I e II, contudo, são Jovens, Adultos e Idosos que estudam na modalidade EJA. A matriz dessas turmas, por se tratar de um EJA Multi, deve ser considerada a última etapa, que no caso é Eja Anos Finais. 
19Atendimento Educacional EspecializadoAEEPara os alunos do atendimento educacional especializado é criada uma matriz apenas para vínculo dos professores à turma. Turmas AEE não possuem componentes curriculares da base nacional comum. 

O que é uma Matriz Curricular?

Uma matriz curricular é um documento que organiza e estrutura os componentes curriculares de um curso ou programa educacional. Ela detalha os diferentes cursos, disciplinas ou módulos que os alunos precisam cursar para completar sua formação acadêmica em uma determinada área. A matriz curricular geralmente inclui informações sobre a carga horária de cada disciplina, os pré-requisitos necessários, e a sequência recomendada para a realização das disciplinas.

A matriz curricular é basicamente os componentes curriculares que serão ministrados pelos professores ao longo do ano, seguindo uma sequência cronológica de conteúdos e carga horária organizada pela Secretaria Municipal de Educação. 

A matriz curricular, além de possuir a função de ministrar os conteúdos a serem abordados durante o ano letivo, possui uma determinada importância no SGE Bravo!. Através da Matriz Curricular teremos algumas possibilidades que serão listadas abaixo:

  1. Conseguimos vincular os professores nas turmas;
  2. Os professores conseguem acessar seu ambiente virtual;
  3. Os professores conseguem registrar conteúdos, notas e frequência;
  4. Conseguimos gerar relatórios e dados por componentes curriculares;
  5. É possível organizar a grade de horários dos professores;
  6. É possível gerar fichas e outros documentos;
  7. É possível fazer o lançamento do DOCR e demais documentos na secretaria de educação;
  8. É possível realizar a frequência pelo aplicativo.

A matriz curricular desempenha um papel importante na inserção de dados dentro da plataforma e devido a isso a mesma se torna um dos documentos mais importantes no início e durante o ano letivo. 

Abaixo, outras informações importantes sobre a Matriz Curricular. 


O lançamento da Matriz Curricular

A matriz curricular, todo ano, deve ser enviada à nossa equipe através de e-mail. Mesmo se o município manter a matriz do ano anterior, deve-se enviar a matriz novamente para que seja possível fazer a homologação do documento. 

O lançamento da matriz do ano letivo deve ser lançado pela equipe do SGE Bravo!, pois o INEP disponibiliza diversos componentes curriculares para cadastro e isso pode confundir quem lança as informações e caso haja algum dado lançado errado, vamos ter problemas nos lançamentos de conteúdos e também no processo de migração do Educacenso. 

Um exemplo, para que fique mais claro, existe, no sistema do INEP, dois componentes curriculares similares, mas com códigos diferentes e atividades diferentes, sendo eles:

  1. Língua/Literatura Estrangeira – Outra;
  2. Inglês;

Essas duas disciplinas são similares e podemos achar que são as mesmas, mas para o Censo, a disciplina Inglês, Língua Inglesa, Estudo do Inglês ou qualquer outra nomenclatura utilizada para ensinar a “Língua Inglesa” deve ser informada com o componente curricular 2, Inglês.

Devido a essas situações, nossa equipe é quem realiza o lançamento dos componentes para que não aconteça nenhum problema nesse processo, para que o município fique seguro com os dados e não sofra nenhuma alteração ao longo do ano letivo. 


Alteração da Matriz Curricular

Assim como na etapa de ensino, alterações na matriz curricular podem gerar problemas. 

A etapa de ensino e a matriz curricular são as informações mais importantes que as escolas inserem no sistema e devido a essas informações, o sistema é moldado para gerar dados e informações que foram inseridos pelos gestores.

A matriz curricular, uma vez informada e inserida conteúdos, não pode ser alterada, pois isso compromete as informações que já estão lá. Alterações bruscas na matriz, como exclusão de disciplinas, modificação de nomenclaturas, troca de componente curricular e outras alterações, comprometem os dados já lançados e desorganizam o trabalho feito pelo município. 

Quando as alterações em matriz curricular podem acontecer:

  1. Antes do início do ano letivo;
  2. Enquanto os professores não inserirem dados e informações;
  3. Antes do lançamento da matriz no sistema;

Quando as alterações não podem acontecer:

  1. Após as escolas lançarem as matrizes nas turmas e vincularem os professores;
  2. Após os professores iniciarem os lançamentos de dados e conteúdos;

É importante que, após as escolas inserirem as etapas e matrizes a equipe da secretaria de educação faça um acompanhamento das informações que foram inseridas, conferindo se estão corretas. Caso isso não aconteça, corre um risco das escolas errarem nas informações e só serem identificadas após a inserção dos dados de um determinado período. 

Em 2024 o sistema trará uma nova configuração para o lançamento de matrizes e etapas. 

Conclusão

Falamos de duas informações muito importantes para o bom funcionamento da plataforma, a Etapa de Ensino das Turmas e a Matriz Curricular. Entender como esses documentos e processos acontecem dentro do SGE Bravo! é extremamente importante para que possamos tornar o sistema gerenciável e organizado. 

Entendemos a importância de inserirmos esses dados com coesão e confiança, para que informações errôneas não possam comprometer os dados e informações que são lançados por demais usuários, os professores. 

Dessa forma, o SGE Bravo! se mantém empenhado em melhorar os processos para facilitar e induzir os usuários ao lançamento das informações de maneira correta. Por isso, informo-os que no ano de 2024 teremos algumas alterações importantes que facilitará o manuseio das Etapas de Ensino e Matrizes Curriculares. 

Espero que esse documento tenha sido útil. 

Darlan Rocha

Coordenador do SGE Bravo!

Atenciosamente,

Equipe do SGE Bravo!