Orientações de configuração (Integral e Atividade Complementar)
Este documento tem como objetivo orientar a configuração das turmas de Tempo Integral e de Atividade Complementar no sistema, com base na estrutura escolar de cada município.

1. Turma em Tempo Integral (O aluno não almoça na escola)
As turmas de tempo integral são aquelas em que o aluno permanece na escola em tempo ampliado, com carga horária mínima de sete horas diárias, mas sem a realização da refeição de almoço na escola
Configuração no sistema:
- Definir o horário inicial (ex: 07:30) e o horário final (ex: 15:30).
- Marcar a opção Atividade Complementar: Sim.
- Após salvar a turma como atividade complementar, o sistema solicitará o preenchimento de pelo menos um tipo de atividade complementar oferecida.
- É possível cadastrar até seis atividades complementares, conforme opções definidas pelo Censo Escolar (ex: Dança, Esporte, Música etc.).
2. Turma Integral (O aluno almoça na escola)
As turmas de tempo integral são bem similares às turmas em tempo integral na configuração, porém os alunos têm a disponibilidade de realizar a refeição de almoço na escola. Por exemplo, uma turma que funciona das 7h30 às 15h30.
Configuração no sistema:

- Definir o horário inicial (ex: 07:30) e o horário final (ex: 15:30).
- Marcar a opção Atividade Complementar: Sim.
- Após salvar a turma como atividade complementar, o sistema solicitará o preenchimento de pelo menos um tipo de atividade complementar oferecida.
- É possível cadastrar até seis atividades complementares, conforme opções definidas pelo Censo Escolar (ex: Dança, Esporte, Música etc.).
3. Turmas Específicas de Atividade Complementar
Existem situações em que o aluno frequenta uma turma regular no turno matutino (ex: 07h30 às 11h30), retorna para casa e volta para a escola apenas para atividades complementares em um segundo turno.
Configuração no sistema:

- Criar uma nova turma exclusiva para atividades complementares.
- Definir o horário de funcionamento da turma (ex: 13:00 às 16:00).
- Marcar a opção Atividade Complementar: Sim.
- Selecionar e cadastrar as atividades oferecidas por essa turma.
4. Ambientes de Atividade Complementar (sem migração para o Censo)

Há também casos em que as atividades complementares não estão vinculadas diretamente à matriz curricular (ex: Português, Matemática), mas sim cadastradas em ambientes separados.
- O que não migra para o Censo Escolar é o que consta em ambientes, onde são lançadas as oficinas e realizado o vínculo com os monitores.
- Esses ambientes servem para:
- Lançar presença;
- Registrar aula;
- Lançar parecer.
- Os monitores não podem lançar conceitos nem notas no sistema.
Para que essas turmas sejam migradas para o Censo Escolar, é fundamental que sejam configuradas conforme o Tópico 1:
- Marcar a opção Atividade Complementar: Sim;
- Após salvar a turma como atividade complementar, o sistema solicitará o preenchimento de pelo menos um tipo de atividade complementar oferecida.
- É possível cadastrar até seis atividades complementares, conforme opções definidas pelo Censo Escolar (ex: Dança, Esporte, Música etc.).
O uso de ambientes com monitores fica a critério do município, não sendo uma obrigatoriedade.
Toda turma que fornece atividade complementar no contraturno deve ser marcada como “Atividade Complementar: Sim”, e ter suas atividades devidamente cadastradas no sistema. Essas ações garantem que as informações sejam corretamente migradas para o Censo Escolar e estejam em conformidade com as exigências legais e pedagógicas.
5. Vínculo de Professores nas Turmas
Para configurar o vínculo do professor nas turmas de tempo integral ou de atividades complementares, é importante observar como as disciplinas estão organizadas na matriz curricular:

- O vínculo do professor é feito normalmente, da mesma forma que se faz para as disciplinas da base comum.
- Não há diferença na configuração: utiliza-se o mesmo cadastro, mesmo login e as mesmas permissões de acesso para o professor.

- Algumas redes preferem não incluir as disciplinas do contraturno na matriz (junto com Português e Matemática, por exemplo).
- Nesse caso, as disciplinas são cadastradas em ambientes, e o professor é vinculado através da ferramenta “Gerenciar Monitor”.
Passos:
- Acessar a opção de gerenciamento da turma.
- Adicionar o monitor (professor que atua no contraturno).
- Informar:
- O eixo de atuação (parte especificada);
- A atividade desenvolvida no contraturno;
- O regime de contratação;
- A situação (ativo ou inativo).
- Esse vínculo permite que o professor acesse um ambiente separado (conforme descrito no Tópico 3), onde ele pode:
- Lançar presença;
- Registrar aulas;
- Inserir pareceres.

Mesmo utilizando o ambiente, é importante lembrar que esses registros não são migrados para o Censo Escolar. Para garantir a migração, é necessário que a turma esteja configurada como Atividade Complementar: Sim e com pelo menos uma atividade cadastrada (conforme explicado no Tópico 1).
O mesmo usuário pode acessar os dois ambientes: o da base regular e o de atividades complementares, com o mesmo login e senha.
A escolha do formato de vínculo e configuração pode variar conforme a realidade e a organização de cada município.