Pilar 3: Alunos

O pilar Aluno do Censo Escolar é essencial para reunir informações detalhadas sobre os estudantes matriculados, possibilitando uma análise precisa do perfil discente e suas características individuais. Os dados coletados ajudam a compreender a diversidade e a realidade dos alunos atendidos pelas redes de ensino.


Informações Coletadas

  • Identificação do Aluno: Nome completo, data de nascimento, sexo, raça/cor, nacionalidade, entre outros dados pessoais.
  • Situação da Matrícula: Status atual como matriculado, transferido, repetente, trancado etc.
  • Turma/Série/Ano Escolar: Indicação da série ou ano em que o aluno está matriculado.
  • Modalidade de Ensino: Indica se o aluno está inserido em modalidades como EJA ou Educação Especial.
  • Necessidades Educacionais Especiais: Informa se há deficiência física, sensorial, intelectual ou transtornos de aprendizagem.
  • Transporte Escolar: Se o aluno utiliza transporte e qual tipo.
  • Participação em Programas: Indicação da participação em programas como o Mais Educação.
  • Outras Informações: Condição socioeconômica, língua materna, se trabalha, entre outros aspectos contextuais.

Organização por Modalidade

Para facilitar a análise e o preenchimento correto dos dados, os alunos são organizados conforme a modalidade de ensino:

Ensino Regular

  • Matrícula em turma regular
  • Uso ou não de transporte escolar
  • Indicação de deficiência, se houver, e os recursos necessários
  • Informações pessoais: nome, data de nascimento, endereço, telefone etc.
  • CPF não é obrigatório, mas é recomendável (deve ser o do aluno)
  • Código INEP é fundamental para evitar duplicidades
  • Evitar dados fictícios: “00000”, “não informado”, etc.

Observação: Alunos do ensino regular exigem apenas os dados básicos.


Ensino Multisseriado

  • Matrícula na turma multisseriada
  • Indicação da etapa individual (ex: 1º ano, 2º ano, Educação Infantil etc.)
  • Uso ou não de transporte escolar
  • Indicação de deficiência e recursos necessários
  • Informações pessoais completas
  • CPF não obrigatório, mas importante (do aluno)
  • Código INEP obrigatório
  • Evitar dados fictícios ou genéricos

Observação: Atenção especial à etapa individual de cada aluno.


AEE – Atendimento Educacional Especializado

  • Matrícula obrigatória na turma regular e também na turma AEE
  • Obrigatório informar a deficiência do aluno
  • Obrigatório indicar se o aluno necessita de recursos para provas ou apoio especializado
  • Informações pessoais completas
  • Evitar dados fictícios
  • Na turma AEE, é obrigatório informar ao menos um tipo de atendimento realizado pelo monitor
  • CPF recomendado (do aluno)
  • Código INEP obrigatório

EJA / EPJAI

  • Matrícula na turma EJA
  • Indicação sobre uso de transporte e deficiência
  • Informar recursos, se necessário
  • Etapa individual obrigatória apenas para turmas mistas (Anos Iniciais + Finais)
  • Informações pessoais completas
  • CPF obrigatório (do aluno)
  • Código INEP obrigatório
  • Evitar dados fictícios

Observação: O CPF é essencial para que o aluno seja migrado corretamente no sistema.


Ensino Integral

  • Matrícula em turma de ensino integral
  • Informações pessoais completas
  • Indicação de transporte e deficiência (com recursos, se necessário)
  • CPF não obrigatório, mas importante (do aluno)
  • Código INEP obrigatório
  • Evitar dados genéricos ou inválidos

Observação: Sem especificidades extras, mas atenção aos dados obrigatórios.


Atividade Complementar

  • Matrícula na turma regular
  • Matrícula na turma de atividade complementar
  • Indicação sobre transporte e deficiência (com recursos, se necessário)
  • Informações pessoais completas
  • CPF não obrigatório, mas recomendado (do aluno)
  • Código INEP obrigatório
  • Evitar dados fictícios

Observação: Tratar com o mesmo cuidado dos alunos do ensino regular.


Novo campo dentro do censo dos alunos

Esse campo permite que as escolas registrem, de forma mais detalhada, os transtornos identificados em cada estudante.

A inclusão dessas informações tem como objetivo melhorar o acompanhamento pedagógico e oferecer um suporte mais adequado ao aluno.

Concluindo

O pilar aluno fornece dados essenciais para a formulação de políticas públicas e ações direcionadas à promoção da equidade e qualidade da educação. Essas informações permitem uma análise detalhada do perfil dos alunos, suas necessidades específicas e os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória educacional, subsidiando a implementação de medidas e programas voltados para atender às demandas individuais e coletivas dos estudantes.

Além disso, esses dados são fundamentais para o acompanhamento do desempenho escolar, a avaliação de políticas educacionais e a elaboração de diagnósticos sobre a realidade da educação no país.

Caso tenha algum questionamento, possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.

Conte com a nossa equipe.