Pilar 1: Escola

O pilar Escola é uma das áreas centrais do Censo Escolar. É por meio dele que se compreende a infraestrutura disponível em cada unidade de ensino, permitindo uma análise completa da organização física, administrativa e pedagógica das escolas. O correto preenchimento desses dados é essencial para garantir a qualidade das informações utilizadas em planejamentos e políticas públicas educacionais.
Informações a serem registradas
No SGE Bravo!, devem ser inseridos os seguintes dados:
1. Identificação da escola
- Nome da unidade;
- Código INEP;
- Endereço completo;
- Localização geográfica.
2. Dependência administrativa
- Especificar se a escola é pública (municipal, estadual ou federal) ou privada.
3. Infraestrutura física
- Quantidade de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, espaços administrativos;
- Informações sobre abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário e coleta de lixo;
- Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
4. Níveis e modalidades de ensino
- Indicação dos níveis ofertados (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio);
- Registro de modalidades diferenciadas, como Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.
5. Situação da escola
- Indicar se a escola está em funcionamento regular, temporariamente fechada, em atividade especial, entre outras situações.
6. Informações complementares
- Participação em programas educacionais;
- Projetos específicos em andamento;
- Outros dados que contribuam para o detalhamento do perfil da escola.
Facilidade de atualização
O SGE Bravo! permite a migração dos dados registrados no ano anterior. Esse recurso evita retrabalho, pois replica automaticamente as informações previamente cadastradas. A escola deve revisar os dados migrados, atualizá-los se necessário e, por fim, salvar as informações.
Atenção às perguntas afirmativas-negativas
Algumas perguntas do sistema utilizam construções afirmativas-negativas, o que pode gerar dúvidas na hora de responder. Por exemplo:
Pergunta: “Não há abastecimento de energia elétrica?”
Opções de resposta: Sim ou Não.
- Ao responder Sim, o usuário confirma que não há abastecimento.
- Ao responder Não, o usuário está informando que há abastecimento.
É importante ler com atenção cada pergunta e interpretar corretamente seu sentido antes de responder.
Campos com respostas quantitativas
Em determinados campos, o sistema solicita a quantidade de itens (por exemplo: número de laboratórios, banheiros ou salas). Nesses casos:
- Se não houver determinado item na escola, o campo deve ser deixado em branco.
- O sistema não aceita o número zero (0) como resposta válida nesses campos.
Cuidados importantes no preenchimento
- Verifique se os dados migrados do ano anterior estão atualizados;
- Interprete corretamente perguntas com construções afirmativas-negativas;
- Não utilize “0” nos campos que exigem quantidade — deixe em branco se o item não existir;
- Utilize os relatórios do sistema para acompanhar pendências;
- Garanta o preenchimento e a finalização dentro dos prazos definidos.
Acompanhe as informações do Censo Escolar pelo Dashboard
O Dashboard traz a possibilidade de acompanhar os dados inseridos não apenas na parte de Estrutura Escolar, mas também em outras áreas, auxiliando na identificação de pendências e na inserção das informações de forma clara.
No ano de 2024, o Censo adicionou um novo campo no que diz respeito a abastecimento de água, a opção para carro pipa:
Na parte de Dependências físicas existentes e utilizadas na escola, foi adicionado uma nova opção, Área de horta, plantio e/ou produção agrícola.
Na parte de Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação internas na escola, foi adicionado a opção para Sinalização/Alarme Luminoso.
Na parte onde solicita o Total de profissionais que atuam nas seguintes funções na escola, foram adicionados as opções para informar Agrônomos(as), horticultores(as), técnicos ou monitores(as) responsáveis pela gestão da área de horta, plantio e/ou produção agrícola e Revisor de texto Braille, assistente vidente (assistente de revisão do texto em Braille).
Na parte onde solicita Instrumentos e materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso na escola para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem, foram acrescidos Equipamentos e instrumentos para atividades em área de horta, plantio e/ou produção agrícola, Materiais pedagógicos para a educação escolar quilombola e Materiais pedagógicos para a educação especial.
Outro campo adicionado é relacionado à Educação Ambiental: A escola desenvolve ações na área de educação ambiental?
Em 2025, adicionamos mais um campo para atender às novas exigências do EducaCenso 2025, permitindo que as escolas informem com mais precisão sua estrutura de apoio à alfabetização e ao incentivo à leitura desde os primeiros anos escolares.
A coleta dessa informação é fundamental para refletir os investimentos em ambientes pedagógicos adequados e acolhedores para o desenvolvimento das crianças.

Para acessar esse novo campo, basta gerir o Censo da escola e clicar no ícone “Acessibilidade”. Ao final da página, encontrará o campo disponibilizado.

O pilar escola é essencial para subsidiar políticas públicas e ações voltadas para a melhoria da infraestrutura educacional, auxiliando na identificação de necessidades e na alocação de recursos para garantir um ambiente propício para o ensino e aprendizagem. Além disso, esses dados são fundamentais para a formulação de diagnósticos sobre a realidade das escolas brasileiras e para o acompanhamento de indicadores de qualidade da educação.
Caso tenha algum questionamento, possuímos também, um suporte online, que funciona em tempo real, em horário comercial, para tirar as dúvidas que possam surgir durante o processo.
Conte com a nossa equipe.
